ASSINE
search button

Vans intermunicipais regulamentadas começam a aceitar Riocard

Compartilhar

JB Online

RIO - Todas as 462 vans intermunicipais regulamentadas, que fazem os itinerários da Região Metropolitana, passaram a aceitar o RioCard para pagamento das passagens, a partir desta sexta-feira, dia 13. Com essa medida, o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) estima um acréscimo de cerca de 30% na demanda de passageiros. As outras 150 vans licitadas pelo Departamento para as linhas do Interior passarão a oferecer o sistema no início de dezembro.

A apresentação dos veículos com o equipamento aconteceu, às 10h, desta sexta-feira, no Aterro do Flamengo, com a presença do presidente do Detro, Rogério Onofre, do subsecretário de Governo, Carlos Alberto Lopes e dos diretores da RioCard, Edmundo Fornasari e Homero Quintaes.

Com a ativação do sistema RioCard nas vans serão aceitos os pagamentos feitos com vale-transporte tradicional, vale-transporte rápido, cartão expresso e o cartão jovem. As gratuidades um assento por veículo - aos idosos e portadores de deficiência estão mantidas.

Para permitir a implantação e o bom funcionamento do sistema, os permissionários das vans licitadas pelo Detro foram treinados pelos técnicos da RioCard, recebendo todas as informações para atendimento aos usuários, assim como os procedimentos para descarga do arrecadado, operação executada diariamente ao fim das viagens, por meio de conta bancária aberta para cada um deles exclusivamente com este fim.

Como forma de não onerar os permissionários, o governador Sérgio Cabral conseguiu junto à RioCard que as despesas de aquisição e instalação dos validadores cerca de R$ 4 mil por veículo não fossem repassadas aos mesmos, os quais vão arcar apenas com o custo administrativo correspondente a 6% do faturamento mensal.

Este é mais um dos benefícios possíveis graças à regulamentação do transporte complementar, um ato de coragem do governador Sérgio Cabral. Agora, além de um serviço que tem trajetos e horários definidos, veículos mais seguros, confortáveis, novos e com ar-refrigerado, assim como motoristas melhor preparados, os passageiros passam a contar com o bilhete eletrônico para o pagamento das passagens nas vans. Este é um avanço importante na área do transporte e o Estado do Rio, mais uma vez, serve como exemplo para outras administrações públicas afirma Rogério Onofre, presidente do Detro.

Logo após a implantação do RioCard nas vans da Região Metropolitana, o Detro passa a convocar os permissionários que operam os trajetos do transporte complementar no interior do estado para treinamento pelas equipes da RioCard, a fim de possibilitar a implantação do sistema nos demais municípios.