Operação Supermercado Limpo multa dois estabelecimentos em Copacabana

JB Online

RIO - Uma ação realizada na tarde desta quinta-feira pela Subprefeitura da Zona Sul e a 5ª Região Administrativa multou dois supermercados em Copacabana por condições de higiene, limpeza insuficientes e problemas encontrados na venda de produtos. Com o apoio da Vigilância Sanitária, os fiscais estiveram no Shopping das Carnes, na Rua Bolívar, e nas Sendas da Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

"Os supermercados que visitamos são alvos de denúncias constantes dos próprios moradores do bairro. Nossa intenção é orientar os donos dos estabelecimentos a manter o ambiente sempre limpo e legalizado." destacou o administrador regional Rapahel Gattás que alertou sobre ações contínuas na região "onde houver denúncias a Subprefeitura e a 5ª Região Administrativa continuarão fiscalizando e averiguando as condições de higiene dos supermercados .

No Shopping das Carnes foram encontrados produtos com acondicionamento insuficiente. A temperatura do balcão de frigoríficos deveria estar entre -2º e -8º, mas era de 12º. Esta área do estabelecimento foi interditada. Aproximadamente 50 quilos de hambúrgueres que deveriam estar congelados, mas não estavam, foram inutilizados. O depósito do local foi encontrado em péssimas condições de higiene. O supermercado estava ainda com problemas de documentação por causa da mudança de razão social que aconteceu recentemente. O Shopping das Carnes recebeu três autos de infração por problemas na limpeza e arrumação do estabelecimento, falta de documentação de licenciamento sanitário e a temperatura do balcão frigorífico, onde grande quantidade de produtos era armazenada. O supermercado recebeu duas multas no valor de R$1.943,60.

No supermercado Sendas a temperatura dos balcões de frigoríficos também era insuficiente para dar conta do congelamento de mercadorias. Foram localizados ainda produtos fatiados pelo supermercado que não continham no rótulo informações de origem das mercadorias. Muita sujeira e ferrugem foi localizada nas prateleiras. Falta de asseio no depósito, com água escorrendo pelo piso e mofo no local também foram diagnosticados pela equipe. A Sendas foi multada em R$1.943,60 por falta de rotulagem dos produtos e falta de asseio, além de receber duas intimações para reformar as gôndolas, prateleiras e balcões e ainda acertar as irregularidades exigidas pela Vigilância Sanitária.

Esta foi a segunda operação de Supermercado Limpo realizada pela Subprefeitura da Zona Sul. Na terça-feira o supermercado Sendas do Largo do Machado foi fechado por causa das condições de higiene do local.