Manifestantes fazem protesto no Rio contra violência policial

Agência Brasil

RIO - Militantes de organizações não governamentais, movimentos sociais, de entidades estudantis, sindicatos, entre outros, fazem manifestação nesta quinta-feira, às 12h, contra o que chamam de política de extermínio da polícia. A manifestação será em frente à sede da Secretaria de Segurança Pública do Rio, na Central do Brasil.

Os manifestantes vão entregar ofício ao secretário de Segurança Pública do estado, José Mariano Beltrame, pedindo a divulgação do número e identidade das pessoas mortas em operações policiais em favelas e morros do Rio, após a derrubada de um helicóptero da Polícia Militar, que participava de uma operação no Morro dos Macacos, na zona norte, no dia 17 do mês passado.

A aeronave foi abatida a tiros de fuzil por traficantes do morro São João, que fica ao lado, e tentavam dominar os pontos de venda de drogas do morro dos Macacos, dominado por uma facção rival. Na queda do helicóptero, três policiais militares morreram. No documento, as entidades da sociedade civil informam que mais de 40 pessoas já morreram em confronto com a polícia desde a derrubada do helicóptero e há um número desconhecido de feridos.