Prefeitura do Rio inaugura novo Espaço de Desenvolvimento Infantil

JB Online

RIO - A prefeitura do Rio inaugura na manhã desta quarta-feira mais um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), novo modelo de atendimento educacional da Rede Municipal que integra a creche e a pré-escola em uma mesma unidade. O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, estarão na inauguração do EDI Professor Reinaldo José de Araújo Barbosa, em Bangu, às 10h. Na ocasião, eles irão anunciar o plano de obras para os novos EDIs até fevereiro do próximo ano.

O EDI Professor Reinaldo José de Araújo Barbosa é o segundo criado na cidade. O local da construção tinha sido destinado, na gestão passada, a uma escola de ensino fundamental, mas a comunidade solicitou a mudança de segmento, tendo em vista a grande demanda na faixa etária da Educação Infantil.

De acordo com o conceito de EDI, esta unidade, com capacidade para 325 vagas, atenderá crianças de 3 meses a 5 anos e cinco meses (creche e pré-escola). Terá uma biblioteca específica para a primeira infância, 13 salas, sendo quatro para o maternal e nove para a pré-escola, além de uma sala de primeiros atendimentos, um auditório, uma sala de artes, um laboratório de informática, refeitório, cozinha e dependências administrativas.

Com esta nova unidade, a Rede Municipal passa contar com 2 EDIs, 255 creches públicas e 722 unidades com pré-escola. Especificamente na área da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, onde se localiza a nova unidade, há 22 creches e 103 unidades com pré-escola e um EDI já em funcionamento.

Em todo o município, há 30.280 crianças matriculadas nas creches públicas e 79.071 nas unidades de pré-escolar.