Traficante que teria comandado invasão estava em semiaberto

Portal Terra

RIO - As polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro procuram por Fabiano Atanásio da Silva, o FB, apontado como o traficante que comandou a invasão ao morro dos Macacos, na zona norte carioca, no último final de semana. FB seria mais um traficante que fugiu após ser beneficiado em 2002 com a progressão do regime fechado para o semiaberto. As informações são do jornal O Globo.

Segundo o jornal, após a fuga, FB teria se abrigado no Complexo do Alemão, um dos maiores conjuntos de favelas da capital fluminense. FB teria deixado o esconderijo na noite da última sexta-feira para encontrar aliados no morro do Faz Quem Quer, em Rocha Miranda, e seguir para Vila Isabel, onde os traficantes tentaram invadir o morro dos Macacos.

Por conta de decisões judiciais previstas na Lei de Execuções Penais, traficantes como Alexander Mendes da Silva, o Polegar, chefe do tráfico na Mangueira, fugiram. Em setembro, Polegar deixou a prisão para ingressar no regime semiaberto e não voltou mais.

Ainda de acordo com o jornal, em todo o Estado, 12% dos quase 6,5 mil detentos que passaram a cumprir pena em regime semiaberto fugiram. Oito em cada dez detentos voltaram a cometer crimes.