RJ: incêndio destrói grande parte da obra de Hélio Oiticica

Portal Terra

RIO - Um incêndio de grandes proporções destruiu grande parte da casa do arquiteto César Oiticica, irmão do artista plástico Hélio Oiticica, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. No local, estavam guardadas as obras do pintor, escultor e artista plástico. O fogo começou no primeiro andar da casa da família Oiticica.

O pintor e arquiteto César Oiticica, irmão do artista plástico que morreu em 1980, afirmou que toda a obra de Hélio que estava no local foi perdida. - Perdemos cerca de 200 milhões de dólares. Mas esse não é o valor principal, o valor em dinheiro não significa nada...é uma perda que o mundo inteiro irá lastimar - disse César à rádio CBN.

Segundo a família de Oiticica, os bombeiros demoraram para chegar na casa e começar o combate ao fogo. Hélio Oiticica, que nasceu em 1937, foi considerado um dos artistas mais revolucionários do seu tempo, marcando a história da arte brasileira com obras como "Parangolé" e "Tropicália", obra que definiu a estética do movimento tropicalista brasileiro.