Escolas decidem seus sambas-enredo neste fim de semana

Flávio Diláscio, JB Online

RIO - O fim de semana será de decisões para o Carnaval 2010. Oito das 12 escolas do grupo especial definem seus sambas nas próximas horas, em disputas que prometem movimentar a cidade. Mangueira, Grande Rio, Unidos da Tijuca e Viradouro promovem grandes festas em suas quadras nesta sexta-feira para a escolha de suas músicas carnavalescas, enquanto Mocidade e União da Ilha farão o mesmo neste sábado. Imperatriz e Beija-Flor marcaram suas escolhas para segunda-feira. São ao todo, 31 músicas concorrendo, dentre composições de artistas famosos, como Arlindo Cruz, e meros desconhecidos do grande público.

Arlindo, que está em uma turnê de shows pelo país, concorre com um samba na Grande Rio, além de disputar a final também no Império Serrano, que está no grupo de acesso. A presença do ilustre cantor e compositor fez o presidente da escola, Helinho de Oliveira, ressaltar o apelo da final, que tem quatro músicas classificadas.

Estou muito feliz com essa safra de sambas. Todos os compositores que participaram do concurso estão de parabéns afirmou no site oficial da Grande Rio, que faz sua festa de escolha hoje, às 22h.

Outro destaque das festas do final de semana será a coroação da cantora Elza Soares, de 72 anos, amanhã, na quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel, a partir das 22h. Criada nas proximidades de Padre Miguel, Elza, que se diz torcedora da escola, afirma que a coroação será como passar um filme de sua vida .

Estou muito nervosa, mas ao mesmo tempo muito feliz para esse momento da coroação. Vai ser uma emoção muito grande voltar ao lugar onde nasci. A Mocidade é tudo para mim. Vivi ali perto, na Vila Vintém, e esse momento vai ser como passar um filme da minha vida toda, mostrando a menina pobre que saiu da comunidade e está retornando como uma pessoa famosa destacou ela, que estará amanhã em Padre Miguel para a escolha do samba vencedor dentre os três finalistas.

Disputa equilibrada

Eleita rainha da bateria da Mangueira deste ano, quando desbancou a então dona do posto Gracyanne Barbosa, Renata Santos é uma das principais atrações da Mangueira, que escolhe nesta sábado, às 22h, o seu samba-enredo de 2010. Mostrando-se completamente dividida, a musa prefere não optar por nenhum dos três finalistas.

Não tem favorito nessa disputa. Os três sambas são muito bons e todos têm agradado muito ao público que vai à quadra.

As demais finais que agitarão o Rio no final de semana serão nos seguintes horários: Unidos da Tijuca e Viradouro, sábado, às 20h; União da Ilha, domingo, às 18h; Imperatriz e Beija-Flor, segunda, às 20h30.