Choque de ordem retira 110 barracas de ambulantes em Madureira

JB Online

RIO - O Choque de Ordem nos Bairros removeu na manhã desta quinta-feira, dia 15, 110 barracas de ambulantes que ocupavam as calçadas da rua Soares Caldeira, conhecido com Beco da Miséria, em Madureira. Com ajuda de duas retroescavadeiras e seis caminhões da Comlurb foram removidos cerca de 50 toneladas de escombros.

Os camelôs que há mais de 10 anos atuavam de forma irregular e ocupavam toda a calçada, obstruindo a passagem de pedestres, terão agora uma área destinada pela Prefeitura, na própria rua Soares Caldeira, para a montagem de suas barracas que serão padronizadas. Os ambulantes deixarão de ser ilegais. Eles receberão alvará de funcionamento, passo inicial para que se tornem micro empreendedores e, com isso, saiam da informalidade.

O secretário especial da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, comandou a operação e apresentou aos líderes da associação da categoria naquela região o novo local um antigo estacionamento desapropriado pela Prefeitura - onde será erguido um mercado popular.

- Essa situação que encontramos aqui é o exemplo da demagogia que imperava na cidade há décadas. Construções e atividades exercidas irregularmente serão substituídas pelo ordenamento e a legalidade, sem prejuízo às pessoas que faziam desse comércio seu meio de vida. Agora, estarão legais, com oportunidade real de se tornarem empreendedores e deixarem a informalidade de lado.

Equipes de conservação da Secretaria Municipal de Obras iniciaram desde cedo reparos na área em que serão assentados os ambulantes. A partir de segunda-feira, os ambulantes cadastrados pela Subprefeitura da Zona Norte, em conjunto com a associação, poderão montar suas barracas já no novo local.

O Choque de Ordem nos Bairros continua neste momento em outras regiões de Madureira retirando das ruas o comércio ilegal e multando as irregularidades cometidas por comerciantes do bairro.