Projeto Aprendizes da Liberdade inaugura escola na Ilha do Governador

JB Online

RIO DE JANEIRO - Nesta quarta-feira (14/10), no Centro de Capacitação Profissional do Novo Degase, na Ilha do Governador, será inaugurada a Cozinha Escola do projeto Aprendizes da Liberdade , promovido pelo Sistema Firjan e o Rio Solidário - Obra social do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Lucatto, empresa distribuidora de alimentação. O objetivo do projeto é proporcionar qualificação profissional de jovens que já estiveram envolvidos com algum tipo de infração, criando oportunidade de trabalho e consequentemente, reintegrando esses adolescentes à sociedade.

Na Cozinha Escola, a Lucatto oferecerá cursos práticos de técnicas de cozinheiro, como manipulação adequada de alimentos, processos de preparação do cardápio, produção de receitas e cuidados especiais com a higiene. A Cozinha Escola é totalmente equipada e disponibiliza aos jovens todas as ferramentas necessárias para a prática do curso.

O projeto tem a duração de dez meses, sendo que nos primeiros cinco meses os alunos recebem aulas na Cozinha Escola do Degase. Após esse período, os adolescentes que mais se destacarem passarão a trabalhar em núcleos da Lucatto. Os jovens que concluírem todo o curso com êxito, serão certificados pelo SESI Serviço Social da Indústria.

Vale informar que, desde o início do curso, os adolescentes envolvidos são contratados como jovens aprendizes da Lucatto, onde recebem remuneração e outros benefícios. A Lucatto é a única empresa privada que se comprometeu investir no projeto, qualificando e contratando os jovens do projeto.