Escolhido o nome de cobra albina do Instituto Vital Brazil: Sivuca

JB Online

RIO DE JANEIRO - O novo mascote do Instituto Vital Brazil (IVB), a píton albina que chegou ao instituto em agosto, finalmente tem um nome: Sivuca. A escolha foi feita por meio de votação. Com 497 votos, este foi o nome vencedor do total de 1.414 votos. Em segundo lugar ficou Michael (com 418 votos), seguido por Bill (378) e Rafael (84). A apuração contou ainda com 37 votos nulos.

O Twitter do instituto (www.twitter.com/vitalbrazil) foi um dos locais abertos à votação e, em 20 dias, o IVB ganhou mais de 100 seguidores. Sivuca foi o campeão de lá, com 38% dos votos.

Quem quiser visitar Sivuca pode aparecer no circuito de visitação do IVB, aberto à visitação pública de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e nos finais de semana e feriados, das 8h30 ao meio-dia. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia.

Albinismo

O albinismo é uma condição de natureza genética em que há um defeito na produção pelo organismo de melanina. Este defeito é a causa de uma ausência parcial ou total da pigmentação dos olhos, pele e pêlos do animal afetado. A píton é uma espécie que costuma ser escura com manchas pretas. O novo morador do Vital Brazil, no entanto, é branco com manchas amarelas e, por isso, se destaca entre os outros animais. É exatamente por causa dessa especificidade que a cobra já é querida por muita gente que a viu.

- Um bicho como esse é raríssimo de se encontrar. Solto na natureza geralmente sobrevive por pouco tempo. Por não conseguir se camuflar, torna-se presa fácil , explica o biólogo do IVB, Cláudio Machado.

Órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, o Instituto Vital Brazil é um dos 18 laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde, que os distribui por todo o Brasil. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.