Petrópolis faz blitz para educar motorista e pedestre

JB Online

PETRÓPOLIS, RJ - Aproveitando a Semana Nacional do Trânsito (de 18 a 25 de setembro), a Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CPTrans) de Petrópolis está realizando blitz educativa em várias ruas do município, com o slogan Faixa de Pedestres: Eu respeito , segundo a assessoria d eimprensa da prefeitura. A campanha foi lançada durante o I Fórum Municipal de Educação para o Trânsito e tem como objetivo mostrar a pedestres e motoristas a importância de respeitarem as leis de trânsito para reduzir o número de acidentes no município.

Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que o número de vítimas de atropelamentos na cidade vem crescendo nos últimos anos. Em 2004 foram 260 vítimas; em 2008, foram registrados 289 casos de atropelamentos na cidade. De acordo com o Ministério da Saúde, 27,9% das mortes em acidentes de trânsito no Brasil são causadas por atropelamentos.

Com esses dados em mãos, a CPTrans decidiu lançar a campanha, com a qual pretende reeducar os pedestres à atravessarem somente na faixa e, ao mesmo tempo, educar os motoristas que precisam refletir sobre a direção defensiva.

Esse trabalho foi iniciado no último domingo (20), em Itaipava, estendendo-se nos dias seguintes a vários bairros do município.

Durante a blitz, estão sendo distribuídos panfletos, lixeiras para carros e adesivos. A blitz conta com o apoio da Polícia Civil, do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.