Camilla Lopes, JB Online
RIO DE JANEIRO - Dois assaltos praticados em menos de uma semana na Zona Sul com o mesmo veículo, um Golf preto, terminaram com a prisão de dois policiais militares do 2º BPM (Botafogo), que estão sendo acusados de crime de peculato quando um funcionário público pratica furto.
Um sargento e um cabo estão sendo acusados de furtar peças do Golf, abandonado na manhã de ontem, na Rua Pinheiro Guimarães em Botafogo, logo após cinco bandidos terem roubado uma moto e um Corsa por volta das 7h30, em um posto de gasolina em frente ao Parque da Catacumba, na Lagoa. Umdia antes, o mesmo carro foi usado num arrastão no Túnel Santa Bárbara, pouco depois de ter sido roubado no Leblon.
Ontem, após o assalto na Lagoa, os bandidos fugiram no Golf levando o motoqueiro junto e, depois de abandonarem o carro e a vítima, roubaram outro veículo e conseguiram escapar indo em direção ao Túnel Rebouças.
O sargento e o cabo foram acionados para verificar o abandono do Golf na Rua Pinheiro Guimarães. altura do Nº 24. No entanto, contrariando testemunhas, os dois declararam no relatório da operação que o carro foi encontrado na Rua General Polidoro também em Botafogo e já sem os equipamentos. Policiais civis desconfiaram da versão dos PMs, e os dois foram detidos na 10ºDP, onde após prestarem depoimento, ficou comprovado eles furtaram e venderam as peças do carro. O sargento e o Cabo ficarão detidos no Batalhão Especial Prisional (BEP) durante o processo.
Essa é uma acusação muito grave. A Polícia Militar não ensina a roubar. Nós temos mais três policiais militares que vão depor contra o sargento e o cabo. Mas posso garantir que esse é um caso isolado dentro do 2º Batalhão afirmou o comandante da unidade, coronel Roberto Gil, que acompanhou o caso na 10ºDP.
Gil disse ainda que a quadrilha responsável pelos assaltos com o Golf preto pode ser da Rocinha ou do Complexo do Alemão. Ele garantiu que vai intensificar o patrulhamento nos túneis da Zona Sul e proximidades, onde se desenrolaram os dois crimes.
É óbvio que algo está errado. Eles venderam as peças em oficinas de Botafogo, e nós estamos investigando esses estabelecimentos afirmou o delegado responsável pela 10ºDP, José Alberto Pires.
Quadrilha
De acordo com a Polícia Militar a quadrilha de cinco bandidos que está espalhando terror nas proximidades dos túneis que ligam a Zona Sul à Zona Norte é especializada em roubo de veículos. Na primeira ocorrência, da última terça-feira, no túnel Santa Bárbara, os planos dos assaltantes foram frustrados por homens do 2ºBatalhão, acionados por vítimas, através do serviço 190. Eles conseguiram roubar apenas celulares e bolsas dos motoristas. A quadrilha age sempre nas primeiras horas da manhã e quando rouba um veículo leva o motorista como refém. Não há informações de agressões às vítimas.
A Polícia Militar faz um apelo à população para que denuncie roubo de veículos e se possa ter mais registros da atuação desse bando. A polícia disse que ainda não tem pistas dos assaltantes.