Projeto para construção do MIS será de escristório americano

Carlos Braga , Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - As formas angulosas do projeto criado pelo escritório de arquitetura americano Diller Scofidio Renfro vão sediar o novo Museu da Imagem e do Som (MIS), a ser construído na Avenida Atlântica, em Copacabana, no lugar da boate Help. Foi escolhido por uma comissão, presidida pela secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, da qual participaram nomes como Bel Lobo, arquiteta; Hugo Barreto, filósofo e secretário-geral da FRM e Jaime Lerner, arquiteto e urbanista, entre outros.

O novo MIS será o museu-referência do Rio de Janeiro, reforçando a identidade cultural da cidade, situado no principal cartão-postal do país, com um projeto arquitetônico que traduz o século atual, e um acervo que será disponibilizado conforme as mais novas tecnologias aposta Rattes.

O projeto vitorioso venceu seis concorrentes: quatro escritórios de arquitetura brasileiros e dois estrangeiros. Para balizar a escolha, os membros da comissão se guiaram por critérios como inovação e originalidade tecnológica e estética; adequação física e estética ao local; atendimento aos parâmetros estabelecidos no programa funcional; exequibilidade do projeto e atendimento aos parâmetros de sustentabilidade, tais como eficiência energética e do uso de água, e facilidade de acesso para todos os usuários e portadores de deficiência. No total, serão investidos R$ 65 milhões no projeto arquitetônico e museográfico, na desapropriação do terreno, na construção do novo prédio, em seus equipamentos e também em conteúdo. As obras devem ser concluídas em 42 meses.

O público vai adorar o novo MIS. Ele será um convite irresistível para conhecer a história da música e da imagem desta cidade de uma forma divertida e agradável disse Rosa Maria Araujo, presidente do MIS.

O prédio terá aproximadamente 4.500 metros quadrados. Entre as instalações previstas, salas de exposição fixas e temporárias; auditório; espaço para atividades didáticas; salas para consulta e pesquisa; loja; cafeteria; restaurante panorâmico; bar; piano-bar; e um mirante.