JB Online
DA REDAÇÃO - O Centro de Terapia Intensiva do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), no Rio de Janeiro, acaba de ser ampliado e passa a contar com uma nova unidade voltada ao monitoramento de pacientes logo após procedimentos cirúrgicos. O objetivo é observar alterações e possíveis complicações nas primeiras 24 ou 48 horas. Serão atendidos na nova unidade pacientes recém-operados que tenham doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, ou tenham sido submetidos a cirurgias de alta complexidade. O novo Pós-Operatório irá atender a crescente demanda do hospital e elevar a segurança do paciente, que contará com um espaço livre de infecção. A unidade conta com oito leitos e a expectativa é atender 200 pessoas por mês. Para marcar a inauguração da unidade, o hospital irá promover uma Jornada de Pós-Operatório Intensivo aberta a médicos interessados no dia 7 de agosto.
Além de modernos equipamentos, o Pós-Operatório do HSVP conta com um espaço mais humanizado, com janelas amplas e uma vista privilegiada para a Baia de Guanabara e para o Cristo Redentor. Tivemos a preocupação de oferecer aos nossos pacientes um espaço mais agradável que proporcione uma recuperação pós-cirúrgica ainda mais rápida. Uma das maiores queixas dos pacientes do CTI é a perda da referência do dia e da noite por estarem em ambiente sem visão externa , comenta Mônica Resano, gerente de assistência hospitalar e serviços cirúrgicos. Ainda segundo a especialista, a ampliação representa um aumento de 80% dos leitos do CTI do hospital o que diminuirá significativamente o número de desmarcações de cirurgias por conta dos casos de urgência e emergência. O novo centro irá receber pacientes submetidos a cirurgias de alta complexidade, em especial, neurológica, ortopédica, hemodinâmica, abdominal, urológica e bariátrica.
Após quatro meses de obras, o HSVP abre as portas da unidade pós-operatória com uma jornada científica que irá abordar as principais questões que envolvem o dia-a-dia da Terapia Intensiva. Profissionais de diferentes áreas irão debater temas como protocolos e prevenção de infecções, nutrição parenteral e enteral, reposição volêmica e complicações na coagulação. Os interessados podem se escrever gratuitamente pelo telefone 2563-2147 ou pelo e-mail comunicaçã[email protected]. A programação segue com a solenidade e coquetel de inauguração. Vagas limitadas.