Operação 'Bar Legal' multa 4 estabelecimentos em Botafogo

JB Online

RIO - A subprefeitura da Zona Sul realizou, na noite desta quinta-feira, a operação Bar Legal em Botafogo, na Zona Sul do Rio, em parceria com a Vigilância Sanitária e a 4ª Região Administrativa. Quatro foram multados.

O objetivo da ação era fiscalizar as condições de higiene e observar se os estabelecimentos não estão descumprindo as normas de controle urbano, com excesso de mesas e cadeiras nas calçadas ou com o volume de som acima do permitido.

No restaurante Sabor da Morena, na Rua São Manuel, os fiscais encontram 16 mesas e 60 cadeiras postas irregularmente na calçada e músicos usavam instrumentos de percussão. O bar tinha autorização apenas para música ambiente. A proprietária foi intimada a recolher as mesas e cadeiras.

Na Rua Conde de Irajá, os agentes estiveram no Bar Belmiro, estabelecimento onde também havia música ao vivo. O bar foi multado, já que o alvará só dava direito à música ambiente.

Na Rua Voluntários da Pátria, os fiscais solicitaram aos responsáveis que recolhessem 26 mesas e cerca de 90 cadeiras de três estabelecimentos: Café e Bar Sassarue, Rosa de Outro Lanchonete e Pizzaria Panochelli. As multas aplicadas correspondem a aproximadamente R$ 150,00 por mesa.

Os agentes fiscalizam ainda a situação legal dos bares, solicitando a apresentação de alvarás e demais documentos que os autorizem a operar como bares ou restaurante. A ação desta quinta-feira voltou a estabelecimentos já fiscalizados em outras ocasiões, alguns deles reincidentes em relação ao descumprimento das normas.

A operação contou com o apoio da Polícia Militar, da 10ª DP (Botafogo), Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, da 4ª Inspetoria Regional de Licenciamento e Fiscalização e da Comlurb.