João Pequeno, Jornal do Brasil
RIO - Berço da Jovem Guarda, que comemora domingo os 50 anos de carreira do Rei Roberto Carlos, ali juntinho, no Maracanã, a Tijuca também tem sua parte na história do samba e até da bossa nova, enquanto completa seus próprios 250, contados a partir da expulsão dos jesuítas, em 1759.
Se o samba é conhecido por Unidos da Tijuca e Acadêmicos do Salgueiro, a relação com a bossa nem passa pela cabeça de quem a associa exclusivamente à Zona Sul, mas alguns representantes, como Jonhy Alf, Dick Farney e João Donato passaram por lá Tom Jobim nasceu na Tijuca, embora indo para Ipanema com apenas um ano.
O acreano João Donato começou sua carreira musical no finado Colégio Lafayete, na Rua Haddock Lobo, onde viu o grupo vocal Namorados da Lua, ao qual se juntaria, no lugar de Lúcio Alves.
Já disseram que a bossa nova se baseou no meu jeito de tocar acordeon ou piano, mas não entro nessa. Ela foi de um grupo todo, um acrescentando ao outro pondera Donato, político.
Moacyr Luz diz que a Tijuca incluiu o (parceiro) Aldir Blanc na minha música. Só isso bastaria para agradecer ao bairro essa formação musical .
Já Luzia Motta, irmã de Tim Maia e mãe de Ed Motta, lembra os ensaios que Tim fazia com Erasmo Carlos em sua casa, mas lamenta mesmo é o fechamento das lojas de discos que o filho Ed frequentava.