ASSINE
search button

RPG do tráfico: polícia nega apologia. mas critica o jogo

Compartilhar

Mario Hugo Monken, Jornal do Brasil

RIO - Alertada pelo JB sobre a existência do jogo, a titular da Delegacia de Repressão a Crimes contra a Informática (DRCPI), delegada Helen Sardenberg, disse que ainda não encontrou elementos que pudessem vincular o RPG Terror a práticas criminosas.

São indivíduos se passando por criminosos, a compra de armas é simulada, o dinheiro é virtual. Ainda não vi crime, mas estamos analisando afirmou ela

Para Hellen, trata-se de um jogo de muito mau gosto , antiético e que deveria ser retirado do Orkut por iniciativa do site.

Dois especialistas ouvidos pelo JB também não consideram que há crime, mas criticaram o jogo.

Rodrigo Nejm, diretor de prevenção da ONG Safernet (que reúne denúncias de crimes na internet), disse que o jogo não tem nenhuma prática criminosa:

A simulação de jogos de violência não é considerado apologia. Assim como existe este jogo, tem jogo de rituais macabros, terrorismo e de guerra. O crime só ficaria caracterizado se houvesse incitação clara para prática concreta do ato. Neste RPG, não vi isso declara.

Nejm, entretanto, afirmou que este tipo de jogo causa um grande prejuízo social:

Esse jogo mostra a total banalização e naturalização da violência. Ninguém se beneficia disso reclamou.

Ativista de liberdade na internet, o sociólogo e professor da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, Sérgio Amadeu da Silveira, afirmou que é preciso tomar cuidado com grupos que discutem no Orkut.

Muitos marcam encontros violentos pelo site alertou ele, que concorda que esses jogos são desaconselháveis. Mas não existe correlação entre os games violentos e o aumento da violência.