ASSINE
search button

Paes grande creche no Rio Comprido

Compartilhar

Carlos Braga, JB Online

RIO - A Creche Municipal Campos da Paz, inaugurada pelo prefeito Eduardo Paes e pela secretária municipal de educação, vai atender 143 crianças da região.

Esta é a terceira creche que inauguro. Vamos ter que intensificar o ritmo para conseguirmos cumprir a minha promessa de dobrar o número de vagas nas creches do Rio ponderou o prefeito peemedebista. A partir do segundo semestre, quero inaugurar duas creches por semana.

No dia 17 do mês passado, Claudia Costin havia declarado na Conferência Global sobre Desenvolvimento da Primeira Infância que era necessário aumentar e muito o investimento e o número de creches da cidade.

O Rio de Janeiro conta com 251 creches públicas, número insuficiente para o que necessitamos. Vamos tentar pelo menos dobrar a oferta de vagas nessas unidades.

Já naquela época, ela havia afirmado que era necessário não apenas uma maior articulação entre as unidades e as famílias, com foco na educação e na saúde, como também se fazia uma urgente uma adaptação no modelo arquitetônico.

Com a inauguração da creche Campos da Paz, realizada ontem de manhã, no Rio Comprido, Zona Norte, a secretária municipal de Educação Claudia Costin acredita estar dando um passo em direção uma nova filosofia de educação para as crianças na rede municipal.

A ideia da titular da pasta é juntar creche e pré-escola para criar um Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI) destinado a atender crianças de três meses a cinco anos e meio de idade.

A nova denominação serve às unidades que abrigarão as crianças dentro da filosofia educacional anunciada por Claudia Costin, que serão inauguradas daqui por diante. Uma das bases do sistema educacional dessas novas unidades é o estímulo ao aprendizado, que é feito desde que as crianças são admitidas nos CDIs. O projeto também prevê a visita semanal de agentes de saúde às unidades para atender mães e crianças e ensinar formas de prevenir doenças.

Todas estarão inseridas em um ambiente letrado, tendo à disposição uma biblioteca especial para a primeira infância explicou Claudia Costin. Com isso, queremos ajudar a diminuir a influência que a origem socioeconômica da criança poderia determinar para as séries seguintes.

O prefeito Paes chegou para a inauguração por volta das 8h30. Acompanhado de Claudia Costin e do secretário de Habitação Jorge Bittar, o prefeito assistiu a uma apresentação musical de seis alunos da Escola Municipal Rivadávia Correia, que tocaram e cantaram as canções Trenzinho caipira, de Villa Lobos, e Samba de uma nota só, de Tom Jobim.

54 títulos

Terminada a apresentação, Paes percorreu as instalações da creche recém-inaugurada, onde há uma biblioteca dirigida à primeira infância, com 54 títulos disponíveis, comprados pela Secretaria Municipal de Educação. Com a inauguração de ontem, a prefeitura soma 253 creches públicas, com um atendimento de 30.089 crianças.