Rede grátis de internet sem fio chega a Leblon e Ipanema

JB Online

RIO - O projeto Orla Legal estende nesta sexta-feira a rede de internet grátis sem fio aos bairros de Leblon e Ipanema, depois de ter sido inaugurado em Copacabana. Será possível ver e-mails e usar programas de troca de mensagens instantâneas, mas o download de arquivos é limitado.

A rede que se instala nesta sexta-feira será captada principalmente na orla, mas ruas próximas poderão ter o sinal de internet. O lançamento acontece nesta sexta-feira nas areias da praia de Ipanema, na Avenida Vieira Souto. A Coppe/UFRJ, que já administra o sistema sem fio instalado em Copacabana, ficará responsável pela parte técnica do projeto. Para colocar as antenas transmissoras de sinal, foi instalada uma rede de fibra ótica. Serão 20 pontos emissores, com capacidade para 50 conexões simultâneas.

De acordo com o coordenador técnico do programa e professor da Coppe/UFRJ, Luís Felipe Magalhães de Moraes, o tempo de acesso é ilimitado para cada usuário. O custo do projeto é de R$ 1,1 milhão, advindos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. (Faperj). O governo também vai oferecer, durante três meses serão oferecidas, oficinas de informática montadas em quiosques na praia, a fim de promover inclusão digital. O horário de funcionamento será das 8h às 22h, diariamente.

Além da orla, o governo do estado inaugurou redes sem fio em duas comunidades pacificadas pela polícia: no Morro Santa Marta e na Cidade de Deus.