Niterói promove campanha de vacinação contra paralisia

JB Online

RIO - No próximo sábado (20/06), às 8 horas, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói abre oficialmente a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, na Policlínica Regional Renato Silva (PRE), na Engenhoca.

No dia da campanha serão mobilizados cerca de 900 profissionais, que atuarão em aproximadamente 90 postos de vacinação (PV), distribuídos por todas as unidades básicas de Saúde, Policlínicas Comunitárias e Regionais, Módulos do Programa Médico de Família e em escolas, clubes, igrejas e creches do município.

O evento vai se estender até as 17 horas e, de acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Andréia Alói, a meta da campanha é vacinar 95% da população que ainda não completou cinco anos, que em Niterói é composta por 25.467 crianças (dados do DATASUS).

Segundo a coordenadora de vigilância em Saúde, Ana Eppinghaus, a poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por quadro de paralisia flácida, de início súbito que ataca em geral os membros inferiores. "A transmissão ocorre principalmente por contato direto pessoa a pessoa, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal-oral ou oral-oral, esta última através de gotículas ao falar, tossir ou espirrar", alertou.