Linha liga Nova Iguaçu à Barra

JB Online

RIO - O governador Sérgio Cabral inaugurou nesta segunda-feira uma nova linha de ônibus que liga Nova Iguaçu (Baixada Fluminense) à Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. A linha foi a última das dez licitações que o estado realizou a fim de ampliar a conexão de transportes da Baixada com o bairro.

A medida é vista pelo governo como forma de diminuir a ação das vans piratas, além de ter criado 1.500 empregos. São cerca de 45.987 passageiros diários, ou seja, 1.173.480 usuários por mês. Estes trajetos beneficiam uma população de cerca de 3.537.000 habitantes.

A nova linha encerra a primeira licitação do estado do Rio para o serviço de transporte rodoviário intermunicipal por ônibus com outorga remunerada.

Com os quase R$ 40 milhões que levantamos com as licitações, aplicamos a maior parte do dinheiro em melhorias de transporte afirmou Sérgio Cabral.

A frota a serviço dos moradores de Nova Iguaçu e Barra é formada por 60 veículos, seis deles equipados com plataforma elevatória. A nova linha tem tarifa de R$ 5 o que, segundo os cálculos do governo, representa uma redução mensal nos gastos de 37%.

O governador do Rio ainda salientou que todos os ônibus que circulem nos trajetos intermunicipais terão de colocar equipamento de GPS nos veículos, sujeitando-se a multa quem descumprir a a determinação.