ASSINE
search button

Ambientalistas fazem ato de apoio a Minc na Alerj

Compartilhar

JB Online

RIO - Entidades ambientalistas e da sociedade civil promovem na manhã desta segunda-feira, a partir das 10h, uma manifestação em defesa da legislação ambiental e do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Com a presença de Minc, o ato público promovido pela Rede de ONGs da Mata Atlântica e pelo Instituto Terra acontece nas escadarias da Alerj.

O objetivo é dar apoio a Minc e protestar contra recentes medidas adotadas e em estudo pelo congresso, com apoio da bancada ruralista, para a revogação e flexibilização de dispositivos da legislação ambiental. Os manifestantes vão portar machadinhas para protestar contra os cortes propostos no Código Florestal e uma Motoplanta - espécie de motoserra gigante, além de esquetes bem humorados sobre os debates das últimas semanas.

A manifestação pede o apoio às ações do Ministério do Meio Ambiente que encontram resistência, inclusive dentro do próprio governo federal. Entre as recentes medidas defendidas pelo ministério está uma legislação ambiental diferenciada para a agricultura familiar, que vem encontrando resistência por parte do grande agronegócio.

Um exemplo das medidas que despertam a preocupação da sociedade civil são itens da MP 458, aprovada na quarta-feira pelo Senado, e que podem regularizar ou até incentivar a grilagem e invasão de terras na Amazônia.

Outras propostas alteram de forma significativa ou até revogam o Código Florestal. A fixação de um teto considerado irrisório para as compensações ambientais e a demora na criação de unidades de conservação federais também são motivos de preocupação da sociedade civil, conforme exposto em recente nota pública contra o desmonte da política ambiental brasileira assinada por 26 entidades, entre as quais o Greenpeace, WWF, Conservação Internacional e Rede de ONGs da Mata Atlântica.