Chapéu Mangueira ganha UPP

JB Online

RIO - A Unidade de Polícia Pacificadora do Morro Chapéu Mangueira (UPP), no Leme, Zona Sul, será inaugurada no dia 10 de junho, assegurou na manhã desta sexta-feira, o secretário de Segurança José Mariano Beltrame. Será a quarta UPP do Rio, que já funciona no Morro Santa Marta, em Botafogo, Zona Sul; Cidade de Deus, em Jacarepaguá, e Batan, em Realengo, ambas na Zona Oeste. O secretário contou que está procurando uma oficial para comandar a tropa de 100 policiais que ficará no Chapéu Mangueira diariamente, por 24 horas. Beltrame explicou que a ação no morro do Leme será semelhante ao do Dona Marta, onde a capitã da UPP conseguiu aproximar a comunidade da corporação.

O secretário de Segurança visitou o morro acompanhado do comandante do 19º Batalhão de Policia Militar (BPM), tenente-coronel Édson Almeida, a quem a unidade pacificadora estará subordinada. Beltrame foi até as instalações da unidade no alto do morro e conversou com moradores e líderes comunitários. A UPP ficará no alto da Babilônia, junto ao Morro do Chapéu Mangueira. A unidade terá oito alojamentos, com capacidade para abrigar mais de 20 policiais por plantão.

Beltrame disse que ele sempre faz essa visita antes da inauguração de uma nova UPP. O objetivo é passar aos moradores que a idéia é criar um ambiente de paz para que os serviços públicos e privados possam entrar nas comunidades. O secretário de Segurança também acrescentou que secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, lhe informou que, ainda este ano, planeja levar acesso gratuito à internet em banda larga ao Leme, que inclui os Morros do Chapéu Mangueira e Babilônia.

As comunidades de Chapéu Mangueira e Babilônia estão ocupadas, há mais de 20 dias, por forças do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e por policiais militares do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), depois da expulsão dos traficantes.