Caça do Detran aos cacarecos resulta em 65 apreensões

JB Online

RIO - O Detran apreendeu 65 veículos nesta quinta-feira (28/5), durante operações na Avenida Brasil e em São Gonçalo com o objetivo de tirar de circulação tanto os inadimplentes do IPVA como veículos em péssimo estado de conservação, os cacarecos. Desde janeiro, as operações do departamento apreenderam mais de 4.500 veículos em situação irregular.

Na Avenida Brasil, a operação aconteceu das 10h às 17h, com foco nos cacarecos, e resultou em 38 apreensões. Entre os carros recolhidos, havia modelos como um Voyage 86, um Monza 83, um Escort 85 e um Gol 90, todos sem condições de circular. A equipe de agentes atuou, pela manhã, no sentido Santa Cruz e, à tarde, no sentido Centro da via. Em São Gonçalo, 27 veículos foram apreendidos, entre eles um Fusca e um Toyota Bandeirante, ambos fabricados em 1980. Todos os 65 veículos foram encaminhados para os pátios do Detran, de onde só serão liberados com débitos de taxas e multas pagos.

O motorista que for flagrado dirigindo veículo em mau estado de conservação comete uma infração de trânsito grave, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Além de ser multado em R$ 127,69 e receber cinco pontos na carteira de habilitação, o condutor tem o veículo retido para regularização. Se, além disso, o veículo não estiver em dia com o licenciamento anual, então o condutor comete uma infração gravíssima. Nesse caso, a pena é multa é de R$ 191,54, sete pontos na habilitação e a apreensão do veículo.