Paes anuncia cultura e saneamento na Zona Oeste

Jornal do Brasil

RIO - O prefeito Eduardo Paes e a secretária de Cultura, Jandira Feghali, anunciaram quarta-feira a criação da Escola de Música Clássica e do Centro de Referência Cultural Infantil, ambos em Santa Cruz, na Zona Oeste.

Quanto mais cultura a gente leva para a criançada, melhor. É uma alternativa que a gente pode oferecer a essa garotada que está sem expectativa em relação ao futuro.

A Escola de Música terá sua sede no Palacete Princesa Isabel, em Santa Cruz, que já abriga a Biblioteca Popular Municipal Joaquim Nabuco e o Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro. A meta é oferecer formação musical a mil crianças, de maneira a implantar uma orquestra sinfônica e coral.

Segundo Jandira, a iniciativa (que prevê até a doação de instrumentos musicais aos jovens), começa pela Zona Oeste e depois será estendida a outros 21 pontos da cidade. O projeto está orçado em R$ 8 milhões, parte com recursos da prefeitura e parte com investimentos da iniciativa privada.

Já o Centro de Referência Infantil será instalado no Teatro da Cidade das Crianças, que passará a se chamar Augusto Boal e vai funcionar como uma extensão do Centro de Referência do Teatro Infantil, que funciona na Gávea. Será voltado para a ação cultural infanto-juvenil, trabalhando a formação de linguagens com acervo e programação específicos.

O prefeito assistiu ainda a parte do filme Estrelas do faraó no Planetário de Santa Cruz, que deverá receber 60 mil pessoas até o fim do ano. No mesmo dia, ele visitou uma mostra em homenagem aos cem anos do voo do 14-Bis, avião do inventor brasileiro Santos Dumont.

O prefeito também esteve em Pedra de Guaratiba, para anunciar que a implantação das redes de esgoto será concluída em outubro. Antes disso, em setembro, já estará pronta a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) local, que atenderá 47 mil pessoas.