Cléo Pires irá ao Hemorio para convocar mulheres à doação de sangue

JB Online

DA REDAÇÃO - Nesta quinta-feira, às 11h, a atriz Cléo Pires visita o Hemorio. Doadora de sangue em 2009, ela abraça a campanha "Mulher + Solidária", uma ação de incentivo à doação voluntária de sangue para as mulheres do Rio de Janeiro.

A ação teve início no dia 26 de maio e vai até 10 de junho. É a sexta edição da ação que já registrou um aumento de até 7,8%. Nos cinco anos de promoção, o percentual de comparecimento passou de 26, 1%, em 2003, para 33,9%, em 2008. No entanto, os números ainda são baixos.

- Hoje, mais de 50% da população do Estado é feminina, ou seja podemos melhorar estes índices, esclarece Neusimar Carvalho, chefe da Captação de Doadores do Hemorio.

O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro que distribui sangue para 180 hospitais públicos e conveniados com o Sistema Único de Saúde - SUS.

Atualmente, cerca de 1,6% da população doa sangue. Para que possamos atender toda a demanda transfusional do estado seria necessário que pelo menos 3% adotasse a prática .

O Hemorio funciona todos os dias, das 7 da manhã às 18 horas e fica na Rua Frei Caneca, 08 Centro. Para mais informações existe o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 postos de coleta distribuídos pelo Rio de Janeiro.