JB Online
RIO - De passagem pelo Rio de Janeiro, com destino a Belo Horizonte para participar do Ciclo de Seminários sobre Educação Superior na América Latina,Miriam Alpizar Santana, vice-ministra da Educação Superior de Cuba, visitou a UFRJ.
Recebida pelo reitor Aloísio Teixeira e Geraldo Nunes, coordenador do Setor de Convênios e Relações Internacionais, Miriam Alpizar ouviu o desejo de estabelecer cooperação entre a UFRJ e universidades cubanas.
- Temos muito que aprender com suas instituições de ensino - enfatizou o reitor, que obteve de Miriam, como resposta, o interesse "no desenvolvimento das Ciências 'duras', mais técnicas", uma vez que a ilha socialista evoluiu bastante no campo das Ciências Humanas e Sociais.
Miriam Alpizar, professora de Economia, informa que cerca de 60% dos jovens cubanos, com idade entre 18 e 24 anos, cursam o Ensino Superior e que 25% dos investimentos públicos e 12% do Produto Interno Bruto (PIB) da ilha são investidos em Educação.
- Cuba está há 50 anos desenvolvendo um programa de educação massivo do Ensino Superior em todos os municípios do país - afirma a cubana, se referindo à ação do governo em criar, em cada cidade, uma sede universitária com qualificação local de docentes e de pessoal técnico para a gestão acadêmica e administrativa.