TJ inaugura Central de Assessoramento Criminal

JB Online

RIO - O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Luiz Zveiter, inaugura na próxima segunda-feira, dia 11, às 9h, a Central de Assessoramento Criminal que funcionará na sala 412, na lâmina II do Palácio da Justiça, localizado na Avenida Erasmo Braga, 115. No mesmo dia, às 10h, terá início o seminário sobre "Crime Organizado" que contará com a apresentação de palestras ministradas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, e do corregedor Nacional da Justiça, ministro Gilson Dipp, entre outras autoridades, no Auditório Nobre da Emerj.

A Central tem como finalidade o processamento de feitos criminais de grande complexidade encaminhados pelos juízes do foro central que versem, especialmente, sobre crime organizado, inclusive nas ações de tráfico de entorpecentes, milícia e lavagem de dinheiro, observados, entre outros critérios, o número de réus e a extensão da instrução.

O presidente do TJRJ irá avaliar e designar, pessoalmente, os servidores dessa unidade que trabalharão em sistema de rodízio, substituídos a cada quatro meses, e que serão supervisionados por um juiz também por ele indicado. Para garantir o máximo de sigilo e segurança dos trabalhos, o local onde funcionará a Central será monitorado o tempo todo por um sistema de câmeras instaladas nas partes interna e externa.