Casal que naufragou na costa brasileira chega ao Rio

JB Online

RIO - O casal de velejadores que naufragou a 2 mil quilômetros da costa brasileira chegou à base naval do Rio na manhã deste sábado, a bordo da Fragata Bosísio, da Marinha. Os dois tripulantes, uma inglesa de 59 anos e um sul-africano, de 63, foram resgatados na terça-feira. Eles só conseguiram recuperar os documentos que estavam na embarcação, que afundou.

O veleiro Dalkiri , de 32 pés (10 metros), havia saído de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, em 30 de maio, e seguia para a África do Sul quando foi apanhado por uma tempestade.

Segundo a Marinha, o pedido de socorro foi emitido em 1º de maio e foi recebido por outro veleiro, que, por sua vez, o retransmitiu para uma estação de rádio amadora da África do Sul.

A estação acionou então o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Cape Town, que pediu apoio à Marinha do Brasil. O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento do Rio de Janeiro, que funciona no Comando do 1º Distrito Naval, assumiu a coordenação das buscas, fazendo contato com diversas estações de rádio costeiras e navios mercantes que estavam navegando na área.