Secretários planejam aumentar área de atendimento de doentes no Galeão

JB Online

RIO - Os secretários municipal e estadual de Saúde, Hans Dohmann e Sérgio Côrtes, respectivamente, foram nesta sexta-feira ao Aeroporto do Galeão fazer uma inspeção no posto de saúde que está atendendo passageiros suspeitos de terem contraído a gripe suína. Diante da iminente pandemia, Côrtes ordenou que o Corpo de Bombeiros busque um novo espaço, mais amplo, para atender os pacientes.

- Vamos buscar uma área mais ampla para atender melhor os passageiros - contou Côrtes. - Dentro de 10 dias, também vamos receber dos Estados Unidos um novo teste que nos permitirá constatar, com mais eficácia e rapidez, os casos de gripe suína.

Vários passageiros desembarcaram com máscara na manhã desta sexta-feira, especialmente aqueles vindos de Buenos Aires, na Argentina. Muitos reclamam da falta de informação na chegada ao Rio.

- Em Buenos Aires, percebemos uma preocupação muito maior. Aqui sequer os funcionários têm usado máscaras - reclamou a professora de artes, Ligia Pexchaux. - Não houve nenhuma recomendação a não ser aconselhar pacientes com sintomas a se dirigerem ao posto de saúde. Usar a máscara é importante para todos, até para evitar a disseminação da doença.