ASSINE
search button

Embrapark começa a gerenciar a partir de 2ª as vagas de oito bairros

Compartilhar

JB Online

RIO - Após um longo impasse, brigas entre guardadores de companhias rivais e risco de nova licitação, as vagas da Zona Sul do Rio de Janeiro finalmente passam a ter uma cor única valendo.

A empresa Embrapark começa a operar nas 9.049 vagas de estacionamentos do sistema Rio Rotativo. Sua atuação vai se dar nos nove bairros da Área Azul, que compreende os bairros do Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado, Jardim Botânico, Gávea e Lagoa.

O sistema de vagas será identificado por um tíquete azul, cor que também vai estar presente nas identificações dos operadores. Os bilhetes continuarão ao preço de R$ 2, e os usuários que não estiverem com o tíquete correspondente serão multados, assim como os que estiverem de posse apenas dos tíquetes de outras áreas do Rio Rotativo, identificados pelo talão de cor laranja.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, o edital de licitação para a exploração de vagas para veículos nas outras regiões será divulgado em breve pela prefeitura.

Para marcar o início das operações, a Embrapark vai realizar uma compra simbólica de bilhete na próxima segunda, no Parque dos Patins, na Lagoa, com a presença do prefeito Eduardo Paes, que será o cliente número um.

De acordo com a licitação ganha pela empresa e mantida pelo Tribunal de Contas do Município, a Prefeitura do Rio terá garantida uma arrecadação mínima de 720 mil tíquetes por mês.

A partir de agora, a prefeitura terá condições de fiscalizar o serviço e por esta razão é importante que a população adquira os tíquetes da cor azul, fazendo valer os seus direitos de exigir o talão e de pagar apenas o preço impresso no tíquete afirmou Alexandre Sansão.

Além da responsabilidade de garantir a entrega do tíquete ao motorista, a Embrapark também assume a sinalização das vagas (o que inclui a instalação de placas e a demarcação no piso), bem como a necessidade de manutenção desses serviços. A empresa terá 180 dias, a contar do início da operação, para adequar todas as placas e pintar as vagas da nova Área Azul.

Uma das preocupações, no entanto, é com a segurança dos guardadores, que tiveram problemas em novembro para trabalhar devido à atuação dos membros do sindicato. Diretores da empresa se reuniram anteontem com a presidente da CET-Rio (A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio), Claudia Secin, e representantes da Segurança Pública a fim de garantir que não haja distúrbios nem confrontos no início das atividades.

A prefeitura também informa que disponibiliza um número de telefone para informações ou reclamações sobre estacionamento no município: 2286-8010. Também é possível fazer críticas pela página da Secretaria Municipal da Transportes na internet (www.rio.rj.gov.br/smtr).

Novo sistema

Outra mudança no trânsito municipal, bem mais sutil, teve sua largada dada nesta quinta. A CET-Rio inaugurou o novo Sistema de Controle de Tráfego, com equipamentos mais modernos e nova gestão, através de software mais elaborado Optimus substituindo o sistema anterior que, segundo a prefeitura, não sofria atualizações tecnológicas há 15 anos.