Com cachorrada e pedido de ajuda, Suipa faz 66 anos

João Paulo Aquino, Jornal do Brasil

RIO - A Sociedade União Internacional de Proteção aos Animais (Suipa) completou 66 anos segunda-feira. Para comemorar, a instituição foi à frente da prefeitura do Rio e convidou Eduardo Paes para cortar o bolo, mas o prefeito não apareceu. Além de pedir ao prefeito que participasse da festa, a Suipa tinha a intenção de solicitar ajuda oficial para suas atividades. Mas ficou na intenção.

Ao menos, os funcionários dsociedade levaram um abaixo-assinado com cerca de 25 mil nomes até o gabinete do prefeito. A principal reivindicação do grupo é a cessão de um terreno próximo ao atual abrigo, em Benfica, a fim de aumentar a capacidade de acolhimento.

O prefeito Eduardo Paes foi convidado para cortar o bolo durante o evento, mas não compareceu. Atualmente, cerca de 6.000 animais abandonados vivem no abrigo da entidade. De acordo com o site da Suipa, pelo menos 60 animais são abandonados por dia.

Entre os convidados vips da festa, muitos focinhos, mas todos em coleiras. A presidente da Suipa, Izabel Cristina Nascimento, disse ao JB ser favorável à presença de cachorros na praia. Para ela, as punições e a perseguição aos donos e aos animais são uma neurose.

O jornal mostrou na edição de segunda-feira a polêmica sobre a permanência de cachorros na areia. Apesar de ser proibido pelo Decreto Municipal 20.225, de 2001, a equipe de reportagem presenciou mais de dez cães na Praia do Diabo, no Arpoador, Zona Sul, durante o domingo.

Tem que ser regulamentada essa presença, determinar horários e em quais praias são permitidos os animais. Antes, podia cachorro, surfe e frescobol na Praia do Diabo e não tinha problema lembra Izabel.

Até maio do ano passado, cães vacinados e com coleiras podiam brincar livremente na Praia do Diabo, mas uma determinação judicial acabou com a farra.

Tem gente que anda com o animal por questão de segurança. Se vai nadar e coloca o vira-latão vigiando a barraca, ninguém mexe. As praias não são policiadas alega a presidente da Suipa.