JB Online
RIO - O consumidor tem mais uma arma para combater o desrespeito às regras de higiene na alimentação, como as que a Vigilância Sanitária tem combatido em bares, restaurantes e supermercados. Começa a funcionar um serviço gratuito da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de denúncias relacionadas à qualidade dos produtos de alimentação, sejam eles distribuídos em escolas e hospitais ou vendidos em supermercados e outros estabelecimentos, públicos ou da iniciativa privada.
O número é 0800 282 0376 e o horário de atendimento é das 10h às 17h. O telefone já se encontra à disposição dos consumidores de todo o estado a partir desta quinta.
O projeto foi apresentado pela deputada Alice Tamborindeguy (PSDB), presidente da Comissão de Segurança Alimentar da Alerj. Na última quarta, a parlamentar também enviou ofício ao procurador-geral de Justiça, Cláudio Soares Lopes, pedindo que seja observada com urgência a execução de outras leis estaduais que não estão sendo cumpridas por falta de fiscalização adequada do Ministério Público .
As leis, sancionadas em 1991 e em 2005, proíbem a venda de balas, salgadinhos, doces e outros alimentos que contribuam para a obesidade infantil nas cantinas de colégios ou por ambulantes nas portas dos estabelecimentos. Uma cópia do documento foi enviado à presidente do Sindicato das Escolas do Estado do Rio de Janeiro, Cláudia Regina de Souza Costa.