Inea determina limpeza da Lagoa de Araruama até o próximo verão

JB Online

RIO - Até o próximo verão, as concessionárias de esgoto da Região dos Lagos vão ter que implantar um sistema para a retirada de lodo retido no fundo da Lagoa de Araruama. A exigência foi anunciada nessa segunda-feira (23) pelo presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins, na primeira audiência pública deste ano da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

As concessionárias deverão apresentar, anteriormente, os projetos para serem aprovados e os sistemas terão de estar funcionando já no próximo verão disse Firmino.

Durante a audiência, o presidente apresentou um histórico da situação da Lagoa e das ações desenvolvidas pelo Inea órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente para sua recuperação ambiental.

Ele destacou como fundamental para a melhoria do estado do corpo hídrico a instalação de uma rede separativa de esgoto para a região e lembrou que, por meio do Pacto pelo Saneamento, o governo vem investindo recursos do Fecam e 70% do FUNDRHI para projetos e implantação de sistema de esgoto.