Tiroteio durante operação em favela do Rio deixa 6 mortos

Anderson Ramos, Portal Terra

RIO - Um tiroteio deixou 6 mortos na noite desta segunda-feira próximo a Copacabana, na Zona Sul. Segundo a Polícia Militar, alguns acessos ao bairro de Botafogo tiveram que ser fechados. A troca de tiros começou na rua Anita Garibaldi, um dos acessos à Ladeira dos Tabarjaras, ocupada pela PM desde a manhã de domingo.

De acordo com a polícia, uma van tentou furar o bloqueio imposto pela Polícia Militar para sair da Ladeira. Agentes que estavam no local metralharam o veículo, que, segundo eles, era ocupado por seis traficantes. Todos foram mortos. O trânsito ficou congestionado nas avenidas Nossa Senhora de Copacabana, Barata Ribeiro e Toneleiros.

Desde domingo, a polícia realiza uma operação na Ladeira dos Tabajaras, depois de um confronto entre quadrilhas de traficantes rivais na região. Segundo o batalhão da área, cerca de 50 homens armados da Rocinha, da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA), invadiram a Ladeira dos Tabajaras na madrugada de domingo, controlada pelo Comando Vermelho.

Até agora, 12 homens foram detidos. Foram apreendidas oito pistolas, três espingardas, uma carabina calibre 12, nove granadas e um fuzil 765. Durante a operação, um vigia foi baleado na barriga. Ele foi encaminhado para o Hospital Miguel Couto, no Leblon.

Também por causa da ocupação da polícia na favela, cerca de 120 crianças ficaram sem aula na creche municipal que funciona na Ladeira dos Tabajaras. Até a noite desta segunda-feira, 11 viaturas da Polícia Militar cercavam a favela.