INCA inaugura Emergência Pediátrica com funcionamento 24h

JB Online

RIO - As crianças e adolescentes assistidos pelo Instituto Nacional de Câncer INCA contarão, a partir de 24 de março, com um setor próprio, exclusivamente voltado para o atendimento de emergência. A previsão é de que, com a abertura da Emergência Pediátrica, que funcionará 24 horas por dia, haja aumento de 25% no número desse tipo de atendimento, que atualmente é de 200 por mês. Além disso, a expectativa é reduzir em 50% o tempo de espera e em 10% o número total de internações infantis.

A Emergência Pediátrica funcionará num espaço confortável e com ambientação própria para os pacientes infanto-juvenis, localizado no térreo do edifício-sede do INCA, na Praça Cruz Vermelha 23 Centro. O ambiente ganhou decoração especial, com painéis com temas infantis, do arquiteto Jairo de Sender e do artista plástico Rudi Diel.

Acriação do novo setor foi possível graças ao apoio da Fundação do Câncer, Instituto Ronald McDonald e do INCAvoluntário (o voluntariado da instituição). A emergência infantil contou com investimento de R$ 882 mil, incluindo a realização das obras, a compra dos equipamentos e os primeiros 12 meses de funcionamento.

Ates da iniciativa, o atendimento de emergência de crianças e adultos era realizado num mesmo espaço.

A infraestrutura do novo setor, que atenderá crianças da pediatria e da hematologia do INCA, inclui um consultório e três leitos, além de equipamentos de suporte e de transporte para atendimento de casos graves. A equipe é formada por pediatras e enfermagem especializada.

No ano passado, o setor pediátrico do INCA realizou 9.120 atendimentos ambulatoriais e 5.556 em quimioterapia, além de 1.056 internações. Foram abertos 280 prontuários. São realizados anualmente 2.400 atendimentos de emergência no ambulatório de Pediatria e, com a abertura da emergência pediátrica, se espera aumentar para 3.000 atendimentos/ano.