Governador fará campanha nos EUA por Rio 2016

JB Online

RIO - O governador Sérgio Cabral Filho defenderá, nesta semana, em nova etapa nos Estados Unidos a campanha do Rio para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Cabral fará uma apresentação na Sportaccord 2009, feira esportiva internacional que acontecerá em Denver, até o dia 27. O evento reúne todas as cidades candidatas aos Jogos de 2016 e a performance das concorrentes será observada atentamente pelos delegados presentes.

Além do governador, a secretária de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins; o prefeito do Rio, Eduardo Paes; o ministro do Esporte, Orlando Silva, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, integram a comitiva do COB, que exibirá o projeto da candidatura carioca.

Sérgio Cabral está confiante de que o evento dará visibilidade ainda maior à campanha do Rio.

É mais uma oportunidade de mostrarmos todo o esforço que estamos fazendo para sediar os Jogos. É um projeto de transformação da cidade, com impacto em todo o nosso estado. Todas as esferas de governo estão empenhadas em nossa candidatura disse Cabral.

Durante a apresentação do projeto do Rio, o governador reafirmará os compromissos assumidos pelo Estado, como entregar toda a infraestrutura necessária nas áreas de transportes, saneamento e segurança pública, entre outras. Serão ressaltadas as reformas no Aeroporto Internacional Tom Jobim, as novas linhas de metrô, os corredores de ônibus articulados, a revitalização da Zona Portuária e a despoluição da Baía de Guanabara.

Não tenho dúvidas de que chegou a hora do Rio, do Brasil e da América do Sul. A realização dos Jogos na cidade representará, aos olhos do mundo, uma nova dimensão para o Movimento Olímpico afirmou Cabral.

O Rio foi escolhido em 2007 para representar o Brasil na disputa pela sede das Olimpíadas de 2016. A decisão foi tomada por aclamação pela Assembleia do COB. Com a realização dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos Rio 2007, a cidade se tornou a mais capacitada no país para postular a candidatura aos Jogos, tanto em experiência de organização como em instalações esportivas. O anúncio da cidade sede escolhida está marcado para o dia 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.