Estado inaugura nova elevatória da Cedae na Lagoa

JB Online

RIO - O governo do Estado do Rio inaugura a nova Elevatória de Esgotos da Caiçaras nesta quinta-feira, às 9h, na Avenida Epitácio Pessoa, às margens do Canal Jardim de Alah, próximo ao Clube Caiçaras, no bairro da Lagoa. A obra faz parte do Programa de Recuperação Ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas e das Praias da Zona Sul.

O evento contará com as presenças do vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, da secretária de Ambiente, Marilene Ramos, e do presidente da Nova Cedae, Wagner Victer. Foram investidos cerca de R$ 500 mil na obra, que beneficia diretamente 60 mil moradores dos bairros de Ipanema e do Leblon.

- A população da cidade do Rio está recebendo a sexta elevatória de esgotos modernizada da bacia da Zona Sul do Rio. É mais uma unidade totalmente reformada que irá beneficiar a população e o meio ambiente cariocas. Como as demais elevatórias (Saturnino de Brito, Jardim Botânico, Corte de Cantagalo, Farme de Amoedo e Leblon), a unidade de Caiçaras irá funcionar com total segurança operacional, reduzindo a possibilidade de acidentes e trazendo maior proteção ao meio-ambiente, às praias da Zona Sul e à Lagoa Rodrigo de Freitas - assinala Victer.

Ainda de acordo com o presidente da Cedae, a nova elevatória bombeará 300 litros de esgotos por segundo, ou seja, 26 milhões de litros por dia, que serão transportados até o Emissário Submarino de Ipanema com maior eficiência, confiabilidade e com redução considerável de custos operacionais.

- É mais uma realização que vai ao encontro dos compromissos do país junto ao COI (Comitê Olímpico Internacional), para a escolha do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 completou Wagner Victer.

De acordo com a Cedae, o sistema de bombeamento dos esgotos sanitários foi totalmente modernizado, resultando em maior segurança para o macrossistema de esgotamento. Três conjuntos de bombas de 40 cavalos foram substituídos por conjuntos de 60 cavalos. Os painéis elétricos foram substituídos e modernizados, com instalação de conversores de frequência, soft starters e medidores de nível ultrassônico. Também foram realizadas a recuperação estrutural civil do poço seco e a adequação da sala de operação. Novas grades de sólidos em aço inox foram instaladas.