Cabral inaugura nova elevatória da Cedae na Lagoa

JB Online

RIO - O governador Sérgio Cabral inaugura, na manhã desta quinta-feira, a nova Elevatória de Esgotos da Caiçaras na Avenida Epitácio Pessoa, às margens do Canal Jardim de Alah, próximo ao Clube Caiçaras, na Lagoa. A obra faz parte do Programa de Recuperação Ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas e das Praias da Zona Sul.

Foram investidos cerca de R$ 500 mil na obra, que beneficia diretamente 60 mil moradores dos bairros de Ipanema e Leblon.

- A população da Cidade do Rio está recebendo a sexta elevatória de esgotos modernizada da bacia da Zona Sul do Rio. É mais uma unidade totalmente reformada que irá beneficiar a população e o meio ambiente cariocas. Como as demais elevatórias (Saturnino de Brito, Jardim Botânico, Corte de Cantagalo, Farme de Amoedo e Leblon), a unidade de Caiçaras irá funcionar com total segurança operacional, reduzindo a possibilidade de acidentes e trazendo maior proteção ao meio-ambiente, às praias da Zona Sul e à Lagoa Rodrigo de Freitas - assinala Victer.

Ainda de acordo com o presidente da Cedae, a nova elevatória bombeará 300 litros de esgotos por segundo, ou seja, 26 milhões de litros por dia, que serão transportados até o Emissário Submarino de Ipanema com maior eficiência, confiabilidade e com redução considerável de custos operacionais.

- É mais uma realização que vai ao encontro aos compromissos do país junto ao COI Comitê Olímpico Brasileiro, para escolha do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 completou Wagner Victer.

O sistema de bombeamento dos esgotos sanitários foi totalmente modernizado, resultando em maior segurança para o macrossistema de esgotamento. Três conjuntos de bombas de 40 cv foram substituídos por conjuntos de 60 cv. Os painéis elétricos foram substituídos e modernizados, com instalação de conversores de freqüência, soft starters e medidores de nível ultrassônico. Também foram realizadas a recuperação estrutural civil do poço seco e a adequação da sala de operação. Novas grades de sólidos em aço inox foram instaladas.

Com informações do governo do estado