Beltrame será ouvido na Comissão de Direitos Humanos da Alerj

JB Online

RIO - A política de segurança pública do estado, as violações de direitos humanos e o trabalho dos policiais militares durante o carnaval serão os temas que a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio discutirá durante audiência pública a ser realizada, na manhã desta segunda-feira, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, será ouvido pelo presidente da comissão, deputado Marcelo Freixo (PSol). Segundo Freixo, a intenção é colher todas as informações possíveis sobre a política de segurança no estado.

- Queremos saber quais são as ações em andamento, os planejamentos, quantas mortes e violações tiveram e conhecer a estratégia da secretaria para o ano de 2009, para que possamos ter no estado uma política eficaz de segurança - explicou Freixo.

Membro da comissão, o deputado Paulo Ramos (PDT) foi quem sugeriu que, no encontro, fosse tratado o tema do trabalho de PMs durante o carnaval.

- Queremos observar a questão do chamado 'bico' dos policiais militares durante o carnaval. Nosso objetivo é saber qual a ligação do estado com a Liga Independentes das Escolas de Samba (Liesa), já que havia policiais contratados, através de uma empresa, para trabalharem na segurança, inclusive de camarotes onde estavam autoridades. Como o estado também investe no carnaval, que é, em parte, patrocinado por pessoas ligadas a atividades ilegais, queremos saber como se dá esta relação - indagou.

Com informações da Alerj