Estado lança cartilha digital sobre saúde vocal e auditiva

JB Online

RIO - Consciente da importância da qualidade da saúde dentro do ambiente de trabalho, a Secretaria de Trabalho e Renda lança nesta terça-feira (17/3), a primeira Cartilha Digital de Promoção de Saúde Vocal e Auditiva dos Trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Superintendência de Saúde, Segurança e Ambiente de Trabalho da Secretaria (SSSAT), o Sindicato dos Fonoaudiólogos do Estado do Rio de Janeiro (Sinferj) e o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel-Rio).

A cartilha, que será disponibilizada nos sites destas instituições, abordará temas relativos à saúde vocal e auditiva, inclusive dando dicas ao profissional que têm a voz e o ouvido como instrumentos de trabalho, de como manter a saúde, melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho e, consequentemente, apresentar melhores resultados. Segundo a Drª. Maria Christina, superintendente da SSSAT e uma das idealizadoras do projeto, todos ganham.

- O sujeito de toda nossa preocupação, nas práticas de proteção pessoal e coletiva, é o homem, em todas as instâncias, seja trabalhador ou gerador de postos de trabalho. O trabalhador saudável vive melhor e apresenta melhor desempenho, o que reflete diretamente nos resultados de uma empresa - afirmou.

De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro, ações desta natureza mostram o empenho da secretaria para a geração de emprego e renda e a preocupação com a saúde, segurança com a força de trabalho qualificada.

- É um compromisso que organizações de trabalhadores assumem para a efetivação de praticas seguras e sustentáveis no ambiente de trabalho - disse o secretário.

A solenidade de lançamento da cartilha digital será às 15h30 no auditório da Secretaria de Trabalho e Renda, que fica na Avenida General Justo, 275, 9º andar Centro.

Com informações do governo do estado