Estado implantará Educação no Trânsito nas escolas

JB Online

RIO - Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (10/3), na Secretaria de Educação, marca o início da implantação da cadeira de Educação no Trânsito na grade curricular das escolas de Ensino Fundamental do Estado e municípios. O encontro reuniu a secretária Tereza Porto, o presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Rogério Onofre, e a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran, Janete Bloise, ficando definido que, até o meio deste ano, a matéria começará a ser ministrada em escolas piloto.

A introdução da disciplina relacionada à educação no trânsito na grade curricular é Lei aprovada pela Alerj, por iniciativa de seu presidente deputado Jorge Picciani, mas até agora não chegou às escolas. Para viabilizar a implantação da mesma na rede estadual de ensino, visando à redução da ocorrência de acidentes, o presidente do Detro, Rogério Onofre, sugeriu ao governador Sérgio Cabral disponibilizar recursos do departamento à Secretaria de Educação.

Não podemos nos omitir diante dos índices alarmantes das vidas perdidas em acidentes de trânsito. Sugeri ao governador Sérgio Cabral a implantação, o quanto antes, desta matéria nas escolas do estado, pois as crianças são excelentes multiplicadoras nas ações socioeducativas. A ideia foi de imediato encampada por ele, que já determinou à Secretaria de Educação ações efetivas neste sentido explica Rogério Onofre.

Na reunião de hoje, foi passado à secretária Tereza Porto uma sugestão de material didático voltado para as escolas do ensino fundamental, e tanto o Detro como o Detran se compometeram no auxílio à Educação para implementação da cadeira, provendo recursos para a aquisição do material e capacitação profissional.

Nesta semana mesmo marcaremos a primeira reunião efetiva de trabalho para levantamento das empresas fornecedoras dos livros didáticos, a fim de agilizar a licitação para a compra dos mesmos. Em paralelo, estudaremos as adequações a serem feitas na grade curricular para abrigar a matéria e, também, as escolas que poderão servir como piloto do projeto. A orientação do governador Sérgio Cabral é de que este processo seja ágil para que nossos alunos comecem a receber este tipo de ensinamento ainda em 2009 informa a secretária Teresa Porto que espera, num primeiro momento, disponibilizar a matéria para estudantes de 11 escolas no estado.

Como a rede de escolas do ensino fundamental do estado é pequena, já que esta etapa da educação está, na maior parte, a cargo das prefeituras, deverá ser desenvolvido um programa de motivação das administrações municipais para implementação da matéria também em sua rede. Para tanto, as unidades do estado servirão como base.

O presidente do Detran, Fernando Avelino, que foi representado no encontro por sua coordenadora de Educação para o Trânsito, Janete Bloise, confirmou o apoio ao projeto e disse estar alinhado com o Detro e com a Secretaria de Educação para implementá-lo de imediato.

Dados oficiais apontam que, anualmente, cerca de 35 mil pessoas são vitimadas por acidentes de trânsito. Este número chega a 2.550 pessoas no Estado do Rio, com sete mortes ao dia sendo, destas, 50% concentradas na cidade do Rio.