Disque-Denúncia registra alta no crime de extorsão por telefone

JB Online

RIO - Um estudo feito pelo serviço Disque-Denúncia revela que a quantidade de relatos de extorsão sem sequestro, aquela feita por telefone, aumentou 65% entre 2007 e 2008, o maior percentual de crescimento entre os dez crimes mais denunciados. Em seguida, aparecem crimes de desrespeito às leis de convivência em sociedade, como o barulho excessivo, principalmente nos fins de semana.

O coordenador do Disque-Denúncia, Zeca Borges, explicou que a extorsão por telefone, ainda que bastante conhecida pela população e, por isso mesmo, de pouca eficácia já que a maioria das vítimas potenciais descarta de imediato a ligação, continua acontecendo.

- Esse golpe continua acontecendo. Estamos monitorando para nos certificar se neste segundo bimestre vai continuar em alta. A maioria das pessoas denuncia a tentativa de golpe, mais do que o golpe propriamente dito. Mas é importante que todos registrem a denúncia porque ainda há muita gente que desconhece esse tipo de golpe - observou.

As denúncias são encaminhadas à Secretaria de Segurança, que dispõe de um serviço que faz o acompanhamento dessas denúncias que passam a ser investigadas através de um trabalho de inteligência.

- Já constatamos a desarticulação de quadrilhas que aplicam esse tipo de golpe, que é importante que seja denunciado porque sempre vai haver alguém que não está informada sobre esse crime e poderá ser vítima explicou Borges.

Outra desobediência à lei ou ação praticada em geral nos fins de semana também denunciada através do Disque-Denúncia está relacionada com a questão do barulho, principalmente a partir das noites de sexta-feira.

- Estamos tentando agora, com a nova gestão da Prefeitura do Rio, fazer um contato e criar uma espécie de Força-Tarefa, para tentar resolver essa questão de barulho, porque muitas vezes acaba gerando violência. Na medida que a pessoa não é atendida, ela mesma toma a iniciativa e isso acaba gerando violência - observou Borges, acrescentando que esse tipo de denúncia é encaminhada à Prefeitura e Secretaria do Meio Ambiente.

- A Polícia Militar nos ajuda muito, mas não pode fazer muita coisa. Ainda assim, só a simples presença de policiais no local ajuda a manter a ordem completou.