Tijuquinha e Muzema são alvos de Choque de Ordem

Eliane Nóbrega, JB Online

BARRA - Os bairros da Tijuquinha e da Muzema foram alvos, na manhã desta quarta-feira, de uma operação Choque de Ordem deflagrada pela subprefeitura da Barra e Jacarepaguá e que contou com o apoio da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop). Durante a ação, foram apreendidas placas de propagandas irregulares e dezenas de carros que estavam estacionados na calçada foram multados pela Guarda Municipal.

- Infelizmente alguns comerciantes continuam cometendo as irregularidades. Fizemos uma operação aqui na semana anterior ao Carnaval. Os comerciantes foram avisados e estamos repreendendo os infratores - explicou o fiscal da subprefeitura Vinícius Gomes, coordenador da operação realizada nesta quarta-feira. - Motoristas também voltaram a estacionar seus carros no canteiro central.

O coordenador revelou que os comerciantes decidiram não retirar, na prefeitura, as peças de propagandas recolhidas durante a ação de Choque de Ordem.

- Recolhemos as placas e, no momento em que oferecemos o lacre para que a estrutura fosse retirada posteriormente, os comerciantes optaram por não recebê-los. Eles teriam que pagar uma multa de cerca de R$ 500 pela infração e poderiam reaver o material confiscado. Não quiseram, pois acham que não compensa. O valor da infração é mais caro do que o da placa.

A operação começou por volta das 11h. O comboio seguiu pela Estrada de Jacarepaguá, no Itanhagá, e a primeira parada ocorreu na Tijuquinha, mesmo trecho onde, na véspera do Carnaval, a fiscalização rebocou 10 carros e comerciantes tiveram apreendidas cadeiras, mesas e placas de propaganda. Na ação realizada esta manhã, os agentes recolheram novamente dezenas de placas de propaganda irregular. Os carros estacionados no canteiro central também foram multados. A fiscalização seguiu em direção a Muzema, onde carcaças de veículos estavam abandonadas sobre a calçada e um caminhão que vendia irregularmente abacaxis também foi multado.

- Estivemos nesta área há pelo menos 10 dias e encontramos muitas irregularidades. Por isso é importante manter as operações de controle urbano e orientar a população - disse Tiago Mohamed, subprefeito da Barra e Jacarepaguá.

O balanço da operação de Choque de Ordem realizada na manhã desta quarta-feira fechou com seis placas de publicidade irregular apreendidas e 18 carros multados por estacionamento irregular. A equipe de fiscalização realizou também um trabalho de orientação aos comerciantes quanto ao uso de placas, mesas, cadeiras e outros materiais.