Teresópolis reavalia instalação de redutores de velocidade

JB Online

NITERÓI - A Secretaria de Serviços Públicos de Teresópolis começou a reavalização da construção de quebra-molas nas vias públicas da cidade. Além disso, funcionários também estão retirando os obstáculos que não cumprem os padrões determinados pelo Código de Trânsito Brasileiro.

- A Prefeitura reconhece a necessidade desses equipamentos para obrigar os motoristas imprudentes a reduzir a velocidade e a respeitar o fluxo de pedestres. Porém, estamos reavaliando os locais que têm real necessidade desses obstáculos, como perto de escolas, creches, postos de saúde e outros pontos com movimento constante de pedestres - explica o secretário de Serviços Públicos, Paulo Marchesini.

Só na Rua Manoel José Lebrão, na Ermitage, que em fevereiro recebeu operação tapa-buracos para recuperação do asfalto, já foram retirados cinco quebra-molas. A próxima via pública onde as lombadas excedentes serão retiradas será na Tenente Luiz Meireles, no trecho entre a Várzea e o Bom Retiro. O secretário afirma, no entanto, que serão mantidos os considerados necessários para a segurança dos pedestres.

- A quantidade excessiva de quebra-molas gera reclamações da população por causar danos aos veículos, comprometer a fluidez do trânsito e ainda ocasionar acidentes aos usuários do transporte coletivo. Entretanto, os motoristas devem respeitar os limites de velocidade impostos pela lei de trânsito. Do contrário, seremos obrigados a investir novamente na construção dos quebra-molas - alerta Paulo Marchesini.