Seminário França-Brasil, em Quissamã, discute turismo

JB Online

RIO - O município de Quissamã, no Norte Fluminense, promove nesta quarta-feira, no auditório da prefeitura da cidade, o Seminário França-Brasil, buscando o desenvolvimento de um turismo sustentável, através de intercâmbio cultural. Quissamã, cidade rica em patrimônio arquitetônico e reservas naturais como o Parque Nacional de Jurubatiba, agora quer seduzir os turistas pelo estomago. Para isso vai firmar convênio com os franceses para parceria em cursos de gastronomia. É possível que Quissamã venha ter um restaurante de comida francesa, mas os franceses também estão, segundo a chefe do Departamento de Turismo do município, Carla Ennes, interessados da culinária local.

O almoço a ser serviço hoje em Quissamã, no intervalo do seminário que será realizado das 9 às 19h, terá como tema culinário Raízes do Sabor, pratos feitos por quilombolas que moram na Fazenda Machadinha. São comidas e doces típicos do tempo do Império. O prefeito de Quissamã, Armando Carneiro, que no ano passado fez uma viagem a França, disse ontem que o turismo tende a ser um dos carros chefes da econômia do município, hoje sólida graças aos royalties do petróleo.

- Mas estes recursos são finitos. Temos que procurar alternativas e não resta dúvida de que Quissamã tem uma rara vocação para o turismo reunindo ingredientes como arquitetura, história, praias, o Parque Nacional de Jurubatiba, e uma pitada de bom tempero. Ficamos surpresos quando ao nos interessarmos pela culinária francesa, percebemos que os franceses também ficaram curiosos sobre a arte da comida do tempo do Brasil Império e temos isso bem preservado aqui- disse o prefeito.

O seminário contará diversas palestras e painéis,tendo como tema central o Desenvolvimento Sustentável e Turismo, ministrado por Jean Marie Henry (Projetos Sustentáveis na Alsácia França), Dalila Mello (Turismo de Base Comunitária), Ednei Bueno (Programa de Gestão Ambiental Integrada em Microbacias no Estado do Paraná), Paulo Schiavo (Política Públicanos Parques Estaduais) e Deise Moreira (Reservas Particulares de Patrimônio Natural RPPNs e Turismo). O debatedor será Antônio Rossi, presidente do Fórum Estadual de Turismo.

Na parte da tarde a vereadora francesa Christiane Wasseng, fará palestra sobre Ações do Legislativo no Turismo da Alsácia França ; o deputado estadual Alcebíades Sabino, sobre o turismo no Estado do Rio de Janeiro; o deputado federal Glauber Braga, que vai falar sobre os projetos do Turismo em Brasília; e um representante do Ministério do Turismo, que discutirá as políticas públicas do Turismo.

O seminário faz parte das comemorações do ano da França no Brasil, discutindo o turismo como política pública de desenvolvimento, com experiências brasileiras e a presença de especialistas franceses. Terá exposição de produtos turísticos regionais e uma apresentação de fado e jongo por descendentes de escravos.