Segurança para o Carnaval terá reforço de 250 homens

Fernanda Thurler, JB Online

RIO - O Batalhão de Polícia do Turismo (BPtur) divulgou, na manhã desta terça-feira, que terá 250 homens patrulhando as principais áreas de movimento turístico, como a rodoviária Novo Rio, os aeroportos, hotéis da zona sul e pontos turísticos.

O bloco de rua Cordão da Bola Preta, que desfila dia 21, sábado de carnaval, contará com o apoio de uma viatura e uma dupla de policiais da BpTur para apoiar o patrulhamento do 13º BPM. O reforço também acontece nos dias de desfile no sambódromo (21, 22 e 23 de fevereiro). A operação de segurança começa no dia 20, sexta-feira de carnaval, e termina dia 28, com o desfile das campeãs.

Já a Polícia Civil, reforçará a ação da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat), aumentando o número de policiais no atendimento e sempre disponibilizando uma equipe, que estará de prontidão para qualquer emergência. Nos dias de desfile, dois policiais poliglotas darão apoio à 6ª DP para atender qualquer tipo de crime ao turista.

Desde 2007, 69 hotéis ligados online tanto com a Deat quanto ao BpTur através de um formulário eletrônico, que é preenchido e enviado direto até a delegacia. O procedimento eletrônico será ampliado no carnaval em restaurantes e pontos turísticos.

- Esse formulário eletrônico é muito importante porque mostra a estatística mais real dos crimes dos quais os turistas são vítimas, o que facilita o combate específico - disse Daniel Nayr, delegado assistente da Deat. - De 2007 a 2008, o número de roubos foi reduzido em 20%.