Rios e canais são dragados em Queimados

JB Online

RIO - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Queimados, em parceria com a Superintendência de Rios e Lagos (Serla) está realizando um programa de prevenção de enchentes na cidade. Todos os rios e canais da cidade serão dragados. O trabalho de limpeza começou hoje (10/02) no Rio Abel, na altura do bairro Santa Eugênia. O rio é um dos maiores do município com 9,3 quilômetros de extensão. Ao todo serão 42,23 quilômetros de dragagem. Os próximos afluentes a serem limpos são Camorim, Quebra Coco, Camboatá e Sarapó.

De acordo com o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Getulio de Moura, a escavadeira da Serla só deixará a cidade quando todos os rios estiverem dragados, mas o trabalho de conservação será feito o ano inteiro.

- A atual administração encontrou Queimados com vários problemas. Um deles foi o assoreamento dos rios e canais que cortam o município e nunca foram limpos devidamente. O assoreamento somado ao grande volume das águas da chuva estão provocando pontos de alagamento em várias áreas. Faremos a limpeza de todos os rios, mas o serviço de manutenção será feito constantemente para evitar que sujeira se acumule no leito dos rios - ressaltou Moura.

O assoreamento dos rios, devido à deposição de material oriundo de erosão, ou por ação direta do homem como através do lixo doméstico, é um dos principais fatores responsáveis pelas enchentes e conseqüente risco a saúde das comunidades adjacentes e ao meio ambiente.