Fiscais da Prefeitura lacram nove ônibus em precárias condições

JB Online

RIO - A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) realizou nesta terça-feira fiscalização de cinco linhas de ônibus da empresa Transportes Oriental LTDA com ponto final nas ruas do Senado e Pedro I, nas imediações da Praça Tiradentes. Todos os veículos vistoriados encontravam-se em péssimo estado de conservação, com pneus carecas e sem o selo de vistoria da SMTR. Alguns veículos, com placas de Seropédica, portavam documentação em nome da empresa Expresso Real Rio.

O secretário Alexandre Sansão destacou que esta é a primeira de muitas ações que a SMTR vai desenvolver nos terminais de ônibus espalhados pela cidade.

- O foco dessa operação é a qualidade dos serviço prestado pelas empresas de ônibus à população - observou o secretário.

Os números da operação são os seguintes:

- 09 (nove) ônibus lacrados, sendo 2 (dois) ônibus encaminhados ao depósito de Manguinhos;

- 36 (trinta e seis) CMs (multas aplicadas pelo código disciplinar da SMTR);

- 14 (quatorze) AIIPs (multas do estado e do município aplicadas pelo Código de Trânsito Brasileiro).

De acordo com Dulce Mendonça, coordenadora de fiscalização de Transportes da reião do Centro, as irregularidades mais frequentes foram pneus carecas, falta de limpeza interna, vidros quebrados ou trincados, luz de freio com defeito, tacógrafo inoperante, placa ilegível. As multas aplicadas variam de R$ 33,11 e R$ 570,87. A fiscalização vai verificar, nos próximos dias, se a empresa recolocou algum ônibus lacrado em operação.

Foram fisclizadas as linhas 379 - Catiri x Tiradentes (circular); 394 - Vila Kennedy x Tiradentes; 395 - Tiradentes x Coqueiros (circular); 398 - Tiradentes x Campo Grande (via Vila Kennedy); S14 - Tiradentes x Campo Grande (expresso)