Baixada tem coleta de óleo de cozinha para reciclagem

JB Online

RIO - Queimados está empenhado na preservação do Meio Ambiente e dá o pontapé inicial com a coleta do óleo de cozinha para reciclagem. A ação terá início durante o Festival de Verão, que acontece nos dias 13, 14 e 19 deste mês. Os barraqueiros que trabalharão no evento irão dispor todo o óleo utilizado nas frituras em garrafas plásticas transparentes de 2 litros. O material será recolhido e repassado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente à ONG Instituto Ambiental Reciclar, encarregada de dar destino final ao produto. Em breve as escolas municipais da rede vão aderir ao projeto.

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao Meio Ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema. Os prejuízos podem ser ainda maiores se jogados ao solo. O óleo impermeabiliza o solo, dificultado a escoação das águas. Sem falar que um litro de óleo polui mais de 10 mil litros de água limpa, por um período de 14 anos. A contaminação da água encarece o processo e prejudica o funcionamento das estações de tratamento.

Segundo o secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Getulio de Moura, o projeto de coleta de óleo para reciclagem está sendo implantado em Queimados, e em breve se estenderá à rede municipal de ensino.

- Precisamos preservar o Meio Ambiente e para isso a reciclagem é uma forte aliada. A rede municipal de ensino também vai participar do projeto e as crianças aprenderão a importância da preservação do meio ambiente e poderão levar para a escola o óleo usado de suas casas -frisou.

Um dos produtos que podem ser feitos a partir do óleo de cozinha usado é sabão em pedra, que pode ser feito em casa. Para isso basta tomar alguns cuidados e seguir a receita abaixo. É recomendado usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura, pois a soda cáustica pode causar queimaduras na pele. As crianças não devem participar em momento algum do processo.

Transforme óleo usado em sabão

Receita:

5 litros de óleo de cozinha usado

2 litros de água

200 mililitros de amaciante

1 quilo de soda cáustica em escama

Como fazer

Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa forma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.